Iluminação de Restaurante (Parte I)

Alguma vez você já visitou um restaurante onde se sentia muito confortável, mas não sabia exatamente dizer o por quê? O mobiliário, o serviço ao cliente ou a música?
Porque não a iluminação?

O projeto de iluminação é muitas vezes esquecido por muitos administradores, mas ainda assim, a iluminação completa a atmosfera geral de um restaurante. Se você opta por um tema romântico, confortável ou casual, a iluminação pode ajudar nessa tarefa. Ela influencia emoções, energia e o humor.

whatsapp-image-2016-11-23-at-16-10-39
PENDENTE ARO LUMINOSO, de minha autoria, iluminação ambiente e intimista, equilibra com perfeição a iluminação técnica estabelecida  no projeto luminotécnico

Projetar a iluminação de um restaurante, tem como objetivo tentar criar para os seus clientes uma experiência que envolva todos os sentidos. Paladar, obviamente, mas também olfato, tato, audição e visão. A iluminação deve ser bela, mas o mais importante é fazer  os seus clientes se sentirem confortáveis.

Destaco então três tipos diferentes de iluminação, que devem ser identificados no projeto de um restaurante:
– A iluminação funcional – para permitir tarefas básicas (tais como a leitura do menu);
– Iluminação ambiente – para definir o humor;
– A iluminação de realce – para enfatizar áreas ou objetos específicos em seu restaurante.

 

Por onde começar?

– Primeiramente, definir o layout do ambiente. A partir daí, selecione onde você quer posicionar sua iluminação, e sempre, como falamos em nossas matérias, tentar encontrar a combinação perfeita de luz  natural e luz elétrica. Já pensou que alguns ambientes podem não precisar de iluminação adicional?

– Em seguida, definir o tipo de equipamento. O ideal é você  usar uma mistura de vários equipamentos que têm finalidades diferentes (funcional, ambiente e realce).

– Finalmente, definir o nível de luz adequado. Muito brilhante, pode arruinar uma atmosfera mais intimista. Esmaecido, pode manter seus clientes isolados .

 

 

Fiquem ligados , a segunda parte dessas super dicas , chegará para você em breve aqui no nosso blog!

Muito feliz em contribuir com carinho, nos seus projetos!

Beijos e até já, com muita luz!